desenvolvendo a

indústria 4.0

Laboratório de Sistemas Embarcados

e Computação Pervasiva

Universidade Federal de Campina Grande - Brasil

O Laboratório de Sistemas Embarcados e Computação Pervasiva (Embedded) faz parte do Centro de Engenharia Elétrica e Informática (CEEI) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em Campina Grande, Paraíba. Fundado em dezembro de 2005, o laboratório ocupa um prédio de 600 metros quadrados no campus da UFCG.

Através da UFCG, o Laboratório Embedded é credenciado no Comitê da Área de Tecnologia de Informação (CATI) para receber recursos da Lei de Informática, tendo o Parque Tecnológico da Paraíba como interveniente financeiro também credenciado no CATI.

Linhas de Atuação

Internet das Coisas

Pesquisa e Desenvolvimento de soluções IoT para as próximas gerações, incluindo: protocolos e arcabouços para interoperabilidade, redes móveis, computação na borda móvel, verticais IoT (saúde, indústria, etc), Engenharia de Software para IoT, etc.

Software-Hardware Co-Design

Pesquisa e Desenvolvimento sobre a interação entre software e hardware, incluindo: Sistemas de Automação Inteligente, Model-Based Design, Gestão Inteligente de Recursos (ex. bateria), Engenharia de Software Inteligente (ISE), etc.

Microeletrônica

Pesquisa e Desenvolvimento em sistemas embarcados e microeletrônica, incluindo: projeto de System-on-Chips, soluções em fotônica, Hardware Description Language - HDL, Processamento de Sinais, Design de IP digitais, etc.

Pesquisadores

A equipe do Laboratório Embedded é formada por professores e pesquisadores do Centro de Engenharia Elétrica e Informática da Universidade Federal de Campina Grande. O laboratório conta com cerca de 60 colaboradores, incluindo alunos de doutorado, mestrado e graduação, dos cursos de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação. Conheça alguns dos pesquisadores que fazem parte do corpo técnico de alto nível do laboratório. CONHEÇA OS PESQUISADORES.

O que fazemos

A missão do Embedded é avançar no estado da arte nas áreas de sistemas embarcados e computação pervasiva, promovendo ações que permitam que tais avanços tragam benefícios para a sociedade através de parcerias com grandes empresas. Para isso, tem-se uma equipe formada por pesquisadores focados na produção de conhecimento e na aplicação deste conhecimento na resolução de problemas reais da indústria, equilibrando perspectivas acadêmicas com as necessidades de mercado.

O foco está na concepção, implementação e experimentação de soluções para sistemas embarcados e computação pervasiva, incluindo métodos, técnicas, arcabouços, ferramentas e aplicações, com o objetivo de proporcionar tecnologias invisíveis para o usuário, acessíveis a todo momento, em todo lugar e enquanto o usuário se movimenta.

Conheça nossa produção científica acessando o nosso ResearchGate.

Acompanhe nossas conversas em nosso Blog no Medium.

nosso histórico e Parceiros

O laboratório possui histórico de parcerias com grandes empresas, em projetos relacionados à sua área de atuação. Além do altíssimo nível técnico respaldado pela competência de docentes dos cursos de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação da UFCG, oferecemos um processo organizacional e de acompanhamento de projetos que trazem a certeza do sucesso ao investimento de nossos parceiros.

Indústria tecnológica

O Laboratório Embedded têm executado com ênfase e sucesso projetos de cooperação técnico-científica com grandes empresas, sempre com foco voltado à área de atuação do laboratório. A seguir, são listados alguns desses parceiros nos últimos anos.

AOC ENVISION, COMPAL, FORD, NHS, FOTOSENSORES, INDT, NOKIA, PETROBRAS, POSITIVO, SMS, SONY, VENTURUS, ASUS, LG, EPSON, IDEA!, JOHNSON CONTROLS, entre outros.

Academia

O laboratório Embedded mantém parcerias institucionais de suporte a pesquisa com diversos Laboratórios, Institutos e Grupos de Pesquisa com foco na execução de atividades de P&D aplicadas. Alguns destes parceiros são destacados a seguir.

Laboratório para a pesquisa e desenvolvimento em microeletrônica na UFCG
Núcleo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Tecnologia da Informação, Comunicação e Automação
Núcleo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Tecnologia da Informação, Comunicação e Automação da UFCG
Laboratório de Interface Humano-Máquina na UFCG
Laboratório de Instrumentação Eletrônica e Controle na UFCG
Grupo de pesquisa em ferramentas e processos inteligentes em engenharia de software

Localização e Contato

E-mail:

contato at embedded.ufcg.edu.br


Endereço:

Rua Aprigio Veloso, 882, Bloco CI, Bairro Universitário.

CEP 58.429-140,

Campina Grande - PB, Brasil