Com o novo paradigma da Internet das Coisas (Internet of Things - IoT), várias atividades de pesquisa e desenvolvimento estão sendo realizadas principalmente com foco em novo protocolos e arquiteturas. Essas atividades, em geral, têm como objetivo oferecer melhorias em aspectos relacionados a interconexão entre objetos (coisas), eficiência energética e de comunicação, novas APIs, e o desenvolvimento e integração de novos serviços.

Tratando-se da Internet, considera-se normalmente como vetor de convergência, execução e escalabilidade a computação em nuvem, onde o poder computacional para a execução de serviços, de modo geral, está distribuído em data-centers conectados a rede. Entretanto, considerando que no ambiente da IoT vários desses objetos estão distribuídos em diferentes localidades e com diferentes características de conectividade, novos desafios de implantação surgem quando é necessário oferecer de serviços de tempo real para esses objetos.

Como resposta a essa necessidade, o Laboratório Embedded desenvolve atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação nas seguintes áreas:

  • Avaliação, projeto e desenvolvimento de soluções interoperabilidade para o IoT;
  • Pesquisa, projeto e desenvolvimento de soluções de computação na borda para sistemas móveis e IoT (Mobile Edge Computing);
  • Sistemas embarcados inteligentes para o IoT;
  • Soluções de Engenharia de Software para Sistemas Embarcados para o IoT;
  • Sistemas de interface humano-máquina para a Internet do Futuro (ex. Internet Tátil);
  • Soluções de IoT para diversas verticais, como Saúde e Indústria.

Veja também: